Análise comparativa entre possíveis substitutos ao polipropileno em estrutura coletora de água da atmosfera.

Henrique Nunes Pereira Oliva, Aparecida Daniela de Oliveira, Douglas Emanuel Souza Veloso, Eduardo Eugênio Cardoso Malveira, Murilo Corradini Baruffi, Victor Lucas Fernandes, Marcos Weuller Barbosa Henrich

Resumo

Objetivo: o presente trabalho apresenta uma estrutura biomimética denominada Warka Water, capaz de captar água da atmosfera por meio de condensação.  Desse modo, o estudo a seguir tem como objetivo a verificação da possibilidade de substituição da malha coletora de polipropileno por meio de experimentações, bem como a criação de um protótipo para ratificação da usabilidade do coletor. Metodologia: para o ensaio, foram adquiridos três tipos de malhas compostas por materiais distintos, porém similares ao polipropileno, as quais vieram a ser expostas a um vaporizador para analise do efeito de condensação. Em seguida, houve a construção do protótipo em questão. Resultados: A malha composta de nylon apresentou maior capacidade hidrofílica na fase de experimentação e, por conseguinte foi designada para a instalação no protótipo construído, porém,quando a estrutura foi submetida ao ambiente para captação, constatou-se que não houve a formação de gotas na malha coletora, todavia, os motivos para tal ocorrência foram explicitados e analisados no decorrer desse escrito. Conclusão: de acordo com os estudos apresentados por meio desse, é possível afirmar que os materiais analisados, apesar de possuírem características semelhantes ao polipropileno, deixam a desejar principalmente no que se refere à capacidade hidrofílica, portanto não são aplicáveis ao contexto do presente ensaio. Além disso, vale ressaltar que houve outros elementos influenciadores no resultado final, tais como a baixa umidade do ar no local do teste e a pouca predisposição, dos materiais estudados, a perderem calor para o meio, preconizando a necessidade de novas investigações em condições mais propícias.

Palavras-chave

Warka Water, Malha coletora, Condensação.

Texto completo:

Visualizar PDF

Referências

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Progresso on Drinking Water and Sanitation – 2014 update, Genebra, Suíça, 2014.

BARROS, F. G. N.; AMIN, M. M. Água: um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. v. 4, n. 1. Taubaté, São Paulo. 2007. p. 75-108.

VITTORI, A. An ideia to feed the world. 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2017.

THE TITI TUDORANCEA. Montes Claros, Brasil: gráfico do clima. 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2017.

ONU, Organização das Nações Unidas. Resolução 64/292, 108th Plenary Meeting, Genebra, Suíça, jul., 2010.

GRECCO, Felipe Trovatti. Coletor de orvalho Warka Water: sua aplicabilidade e exploração de uma fonte de água alternativa. 2015, 39 fls. Tese (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campo Mourão – PA. 2015.

CALLISTER JUNIOR, William D.; RETHWISCH, David G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. Tradução de Sérgio Murilo Stamile Soares; Revisão de José Roberto Moraes D' Almeida. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2015. 817 p.

WARKA WATER. A New Vehicle For The Growth Of Local Productions. 2015. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2017.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.