Construção de modelos embriológicos com massa de modelar: uma Nova Ferramenta de Ensino

Fernanda Alves Maia, Maria Tereza Carvalho Almeida, Maria Rachel Alves, Maria Thereza Gomes Caldeira, Edrei Maia Soares, Zeniclayton Lafetá Almeida Lima, Ana Cecília Oliveira Veloso, Nair Amélia Prates Barreto

Resumo

Resumo : Introdução: O estudo da Embriologia Humana é complexo havendo e requer a necessidade de a utilizarção de novas metodologias para contribuir com a qualidade das aulas. Objetivo: Ppropor uma aula prática de embriologia humana, para acadêmicos do curso de Medicina e e avaliá-arndo-la a validade da mesma como uma nova ferramenta de ensino-/aprendizagem. Metodologia: Realizou-se aula com massa de modelar com posterior avaliação da eficácia de ensino.Utilizou-se massa de modelar e, ao final das atividades, os alunos foram convidados a preencher um formulário de avaliação da aula. Resultados: A maioria dos estudantes afirmou que o dobramento embrionário e a formação do disco trilaminar foram os conteúdos da aula que mais ajudou na aprendizagem. Em relação aos pontos positivos, 49% dos estudantes destacaram o fato da aula melhorar a visualização do conteúdo estudado. Foram respondidos 39 (69,6%) questionários e as respostas foram analisadas e categorizadas. A maioria dos estudantes (95%) afirmou que o dobramento embrionário foi o conteúdo que a aula mais ajudou na aprendizagem, seguido da formação do disco trilaminar (72%). Grande parte dos estudantes (77%) justificou que a aula contribuiu para melhorar seu conhecimento, porque a elaboração de modelos embriológicos com massa de modelar permitiu uma melhor visualização dos processos. Em relação aos pontos positivos da aula, 49% dos estudantes destacaram o fato da aula melhorar a visualização do conteúdo e dos eventos embriológicos. Conclusão:A construção dos modelos embriológicos com massa de modelar consistiu em uma importante ferramenta no processo ensino/aprendizagem. e facilitou a compreensão dos conteúdos pelos estudantes. 

Resumo[u1] :Introdução: O estudo da Embriologia Humana é complexo  e requer a  a utilização de novas metodologias para contribuir com a qualidade das aulas. Objetivo: Propor uma aula prática de embriologia humana e avaliá-la como uma nova ferramenta de ensino-aprendizagem. Metodologia: Realizou-se aula com massa de modelar com posterior avaliação da eficácia de ensino. Resultados: A maioria dos estudantes afirmou que o dobramento embrionário e a formação do disco trilaminar foram os conteúdos da aula que mais ajudou na aprendizagem. Em relação aos pontos positivos, 49% dos estudantes destacaram o fato da aula melhorar a visualização do conteúdo estudado. Conclusão: A construção dos modelos embriológicos com massa de modelar consistiu em uma importante ferramenta no processo ensino/aprendizagem.

 [u1]Deve-se acrescentar introdução e reduzir o texto para 10 linhas segundo as normas.

Palavras-chave

Educação médica. Materiais de ensino. Desenvolvimento humano. Embriologia. Aprendizagem baseada em problemas.

Texto completo:

Visualizar PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.