Perfil dos estudos sobre a analgesia com o laser de baixa intensidade na clínica odontológica: revisão sistematizada da literatura

Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa

Resumo

Objetivo: Traçar o perfil dos estudos entre as diversas especialidades clínicas odontológicas, quantificando a produção científica acerca do tema nas especialidades, bem como mostrando as principais indicações clínicas do laser terapêutico para o Cirurgião-Dentista.

Método: Foi realizada uma revisão sistematizada de artigos científicos publicados sobre o estudo da terapia a laser de baixa intensidade com finalidade analgésica na clínica odontológica. A busca envolveu as seguintes bases de dados: BIREME, Cochrane Library, LILACS, PubMed/Medline e Scielo. O período de busca compreendeu os anos entre 1992 e 2012.

Resultados: Houve prevalência para investigações clínicas (84,1%), seguido por revisões simples (10,8%) e revisões sistemáticas (5,1%). As especialidades com maior expressão de publicações foram a Estomatologia (36,3%) e a especialidade da DTM (24,8%).

Conclusão: Com base na busca realizada ficou evidente que houve um significante avanço no uso da laserterapia na clínica odontológica. Os estudos publicados na área indicam que o laser de baixa intensidade pode apresentar efeitos clínicos favoráveis aos pacientes, fundamentando a sua utilização por parte do Cirurgião-Dentista.

Palavras-chave

Cirurgia bucal; Dentística operatória; Medicina bucal; Odontopediatria; Síndrome da disfunção temporomandibular; Ortodontia

Texto completo:

Texto completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.