Morbidade na Região Norte de Minas Gerais, 1997, 2001 e 2006

Andréa Maria Eleutério Barros Lima Martins, Maria Ivanilde Pereira Santos, Elizabeth Ferreira de Pádua Melo Franco, Antônio Gonçalves Maciel, Anderson Antônio de Faria, Mara Lúcia Fernandes do Vale, João Felício Rodrigues-Neto

Resumo

As principais causas de internações hospitalares, obtidas através do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS) foram investigadas na região Norte do Estado de Minas Gerais em 1997, 2001 e 2006. Os dados foram tabulados por grupos de causas, por sexo e por faixa etária. Os principais motivos de internação em todos os anos foram as internações por gravidez, parto e puerpério; as doenças do aparelho respiratório estiveram em segundo lugar em 1997 e 2001 e em terceiro em 2006; as doenças do aparelho circulatório foram a terceira causa em 1997 e 2001 e a segunda em 2006. Até os 9 anos as principais causas foram as doenças do aparelho respiratório. Dos 10 aos 39 predominaram as complicações da gravidez, parto e puerpério e a partir dos 40 as doenças circulatórias. As internações no Norte de Minas seguem o padrão brasileiro.

A pesquisa que originou este artigo foi financiada e viabilizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

 

Palavras-chave

Morbidade hospitalar; Estatísticas de morbidade; Causas de interneção.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.