Modelos de bolas para estudar estequiometria e os fenômenos respiração e fotossíntese no ensino médio

Roberto Ananias Ribeiro, Daiane Sousa Dias, Ana Paula Venuto Moura, Maria Orminda Santos Oliveira, Maria Alice Diniz Martins, Karoline Rocha Ribeiro, Pedro Fonseca Vasconselos, Izabella Renata Gomes Cunha

Resumo

A criatividade no desenvolvimento das aulas e a contextualização são aspectos que têm um efeito positivo no aprendizado. Modelo de bolinhas pode ser um método que torne mais fácil a “visualização” de moléculas e reações. O objetivo desse trabalho foi mostrar a utilização de modelos como metodologia de ensino, que consistiu na montagem de moléculas com bolinhas de isopor coloridas e palitos de dente, na abordagem dos conteúdos respiração e fotossíntese, na disciplina de biologia, e estequiometria, na disciplina de química.

Palavras-chave

Modelo de bolas; Fotossíntese; Respiração; Estequiometria

Texto completo:

Texto completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.