Análise das atividades de extensão de um Centro Universitário em Goiás – Resultados e Desafios

Cristiane Lopes Simão Lemos, Lúcia Coelho Garcia Pereira, Janaina da Camara Zambeli, Edileuza de Socorro Honório Caixeta

Resumo

O ensino, a pesquisa e a extensão formam o tripé do ensino superior essencial para o cumprimento de seus objetivos. A extensão historicamente tem sido desvalorizada frente às atividades de ensino e pesquisa. Deste modo este estudo objetivou realizar uma análise exploratória sobre as atividades da extensão no Centro Universitário de Anápolis-GO, UniEvangélica. A metodologia consistiu em análise documental dos relatórios de extensão do ano de 2005. Este estudo demonstrou que a maioria das atividades de extensão na Unievangélica no ano de 2005 concentrou-se em Anápolis, onde os cursos mais envolvidos foram os da área da saúde, sendo que os eventos foram as atividades mais realizadas. Ao invés da comunidade, os próprios acadêmicos foram o maior público alvo e as atividades extracurriculares são as mais realizadas. A inconsistência dos relatórios de extensão dificultou o trabalho de análise dos resultados, mas devido a um número significativo de projetos curriculares percebe-se que já há tentativas de integrar ensino/extensão. Enfim a partir deste buscou-se compreender os rumos da extensão na instituição, assim como colocar em debate a importância do tripé ensino/pesquisa/extensão para o projeto universitário.

Palavras-chave

extensão, ensino superior, educação, pesquisa

Texto completo:

Texto completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.