Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Unimontes Científica?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

 

A Revista Unimontes Científica é uma publicação interdisciplinar, semestral, de veiculação online que publica artigos originais, de revisão, relato de caso clínico e resenhas críticas. Os artigos são publicados no site da Revista Unimontes Científica, a partir do qual é permitido o download dos mesmos (http://www.ruc.unimontes.br).

 

Artigos originais: São relatos de trabalhos originais, destinados à divulgação de resultados de pesquisas inéditas de temas relevantes para a área pesquisada, apresentados com uma estrutura constituída de Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. O artigo original deve apresentar, no máximo, 20 páginas, incluindo tabelas e ilustrações, sendo permitidas, no máximo, 40 referências.

 

Artigos de revisão: Síntese crítica de conhecimentos disponíveis sobre o tema, com análise da literatura consultada e conclusões. Deve-se apresentar a sistemática de levantamento utilizada. O artigo de revisão deve apresentar, no máximo, 20 páginas, incluindo tabelas e ilustrações e deve conter as seções: Introdução, Revisão da literatura, Considerações finais ou Conclusões e Referências. São permitidas, no máximo, 60 referências.

 

Relatos de caso: São publicados relatos de caso de interesse multidisciplinar e/ou práticos, que apresentem alguma originalidade, curiosidade ou aspecto não convencional. Deverá mostrar aspectos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse, devendo estar suficientemente documentados. O corpo do texto deve conter as seções: Introdução, Relato do caso, Discussão, Considerações finais e Referências. O artigo deve apresentar, no máximo, 15 páginas, tabelas e ilustrações, sendo permitidas, no máximo, 25 referências.

 

Resenhas: Resenha crítica de livros e trabalhos, publicados nos últimos dois anos. Máximo de cinco páginas. Devem iniciar-se com a referência da obra resenhada.

 

Toda submissão de artigo à Revista Unimontes Científica está condicionada ao atendimento às normas descritas abaixo. Os editores reservam-se o direito de efetuar alterações e/ou cortes nos originais recebidos para adequá-los às normas da revista, mantendo estilo e conteúdo. As opiniões e conceitos emitidos são de responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião do Editor Gerente e dos Editores de Seção. A submissão de um artigo à Revista Unimontes Científica requer que este não tenha sido publicado anteriormente (exceto na forma de resumo) e que não esteja sendo considerado para publicação por outra revista. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

A Revista Unimontes Científica aceita colaborações em português, espanhol e inglês. Apenas trabalhos inéditos serão submetidos à avaliação. Não serão aceitas para submissão traduções de textos publicados em outra língua.

 

Os trabalhos serão avaliados primeiramente pelo Editor Gerente e Editores de Seção quanto ao cumprimento das normas de publicação. Em caso de inadequação, serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação de mérito. Os artigos serão analisados por pelo menos dois pareceristas. A aprovação dos trabalhos será baseada no conteúdo científico e na apresentação. O corpo editorial possui plena autonomia para avaliar o mérito dos trabalhos e decidir sobre a conveniência de suas publicações com ou sem alterações, podendo inclusive, devolvê-los aos autores com sugestões para que sejam feitas as alterações necessárias no texto e/ou ilustrações. Nesse caso, é solicitado ao autor o envio da versão revisada contendo as devidas alterações. Aquelas que porventura não tenham sido adotadas deverão ser justificadas através de carta encaminhada pelo autor. Essa nova versão do trabalho será reavaliada pelos editores de seção. Durante a reavaliação dos trabalhos, os Editores de Seção e de Texto poderão introduzir alterações na redação dos originais, visando clareza e qualidade da publicação, respeitando o estilo e as opiniões dos autores. Os trabalhos que não forem aprovados para publicação terão seu processo arquivado em caráter definitivo.

 

Autoria

 

Recomenda-se um limite máximo de oito autores. Devem ser citados como autores somente aqueles que participaram efetivamente do trabalho, para que possam ter responsabilidade pública pelo seu conteúdo. O autor para correspondência precisará obter a permissão de todos os autores para realizar a submissão do artigo e para realizar qualquer alteração na autoria do mesmo.

As informações de autoria são fornecidas durante a submissão em “Metadados da submissão”. São solicitadas as seguintes informações: nome completo do autor, e-mail, URL (informar o endereço para acesso ao currículo Lattes do autor), instituição (descrever o vínculo institucional - Departamento, Unidade, Universidade), país de origem e maior titulação. O autor deverá definir quem será o contato principal para correspondência e a ordem em que os nomes dos autores aparecerão na publicação utilizando as setas disponíveis nesta fase da submissão. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.

 

Normas para elaboração do artigo

 

Os artigos devem ser digitados no Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito e formatados em folha tamanho A4, com espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas e margens de 3 cm de cada lado. O artigo deve ser paginado, com números arábicos colocados no canto superior direito da página. Os títulos das seções do corpo do texto (por exemplo: INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, etc) devem ser escritos em caixa alta, sem negrito, sem numeração. O texto deve ser justificado e a primeira linha dos parágrafos deve apresentar afastamento de 1,25 cm.

Os artigos devem ser organizados de acordo com a seguinte ordem:

 

Título do artigo e sua versão para o idioma inglês: Deve ser apresentada a versão do título para o idioma inglês, de forma concisa e completa:

 

  • Artigos redigidos em português: títulos em português e inglês;

  • Artigos redigidos em inglês: títulos em inglês e português;

  • Artigos redigidos em espanhol: títulos em espanhol, português e inglês.

     

Resumo: Deve possuir entre 150 e 250 palavras, escrito em um parágrafo único, justificado. Para os artigos originais, os resumos devem ser estruturados, destacando-se os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. Para as demais modalidades de artigos, o formato dos resumos deve ser o narrativo. O resumo não deve conter abreviações, nem citações. A palavra resumo deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve iniciar-se na mesma linha da palavra Resumo.

 

Palavras-chave: Incluir de três a seis palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo, escolhidas, preferencialmente, em vocabulário controlado, separadas entre si por ponto final. A expressão palavras-chave deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos.

 

Abstract e Key words: Apresentar o resumo e as palavras-chave em inglês. Se o artigo for escrito em inglês ou espanhol, o resumo e as palavras-chave deverão ser apresentados em português.

 

Corpo do artigo: O corpo do artigo deverá ser dividido nas seções indicadas para cada modalidade. Antes das referências, os autores devem explicitar se o trabalho foi financiado, se é resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado e se há conflitos de interesse.

 

As pesquisas com seres humanos devem respeitar os critérios éticos da pesquisa. Para tanto, os autores devem explicitar em “METODOLOGIA” que a pesquisa foi conduzida dentro dos padrões exigidos pela declaração de Helsinki e aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa da instituição onde a pesquisa foi realizada, com citação do número e ano do processo.

 

Tabelas e ilustrações: As tabelas devem ser confeccionadas em programa compatível com Word for Windows, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte superior. As tabelas são mencionadas no texto acompanhadas do seu respectivo número, podendo integrar o texto, ou entre parênteses no final da frase. Exemplo: Na tabela 1, observou-se... ou (Tabela 1). Preferencialmente, não repetir em gráficos os dados apresentados em tabela. As tabelas devem possuir as bordas laterais abertas e não devem possuir linhas internas horizontais ou verticais. As ilustrações (gráficos, desenhos e figuras) devem ser aquelas estritamente necessárias à compreensão do texto. Devem ser numeradas em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte inferior. As figuras deverão ser enviadas na extensão tiff, com resolução mínima de 300 dpi. As normas para indicação das ilustrações no texto são as mesmas descritas para tabelas. Tabelas e ilustrações deverão ser apresentadas no mesmo documento, depois das referências, em folhas separadas. Deverá ser indicado, no texto, o local onde as tabelas e as ilustrações serão inseridas. É permitida a inclusão de, no máximo, cinco tabelas e/ou ilustrações. Quando a ilustração já tenha sido publicada anteriormente, deverá apresentar dados sobre a fonte (autor, data e página) de onde foi consultada, abaixo do título e sua referência completa deve fazer parte da lista de referências.

 

Citações: A Revista Unimontes Científica adota o sistema numérico recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 10520: 2002). A indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. Os nomes dos autores citados no texto ao final das frases devem ser omitidos e substituídos pelo número sobrescrito correspondente ao da citação bibliográfica, após a pontuação que fecha a citação. Quando se tratar de citação sequencial, os números devem ser separados por traço (ex: 1-5); ou por vírgulas, quando intercalados (ex: 1,5,7). Quando for necessário aparecer o nome do autor, a indicação é feita pelo seu sobrenome ou pelo nome da entidade responsável, escrito em caixa baixa, seguidos(s) da data da publicação e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta. Nesse caso, o número correspondente da citação, deve ser inserido imediatamente após o nome do autor. No caso de dois ou três autores, os sobrenomes dos autores são separados por ponto e vírgula; se são quatro ou mais, cita-se somente o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão et al.

As citações diretas, de até três linhas, deverão ser inseridas no texto, entre aspas. Citações diretas de quatro linhas ou mais devem constituir parágrafos independentes digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 10, sem aspas. A supressão de parte da citação direta deve ser indicada com colchetes e reticências. Não são permitidas citações de citações.

 

Exemplos de citações:

 

Segundo Pereira de Sá¹ (1995 p. 27): “[...] por meio da mesma arte de conversação que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”

 

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferências incluem o uso da televisão, telefone e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão.²

 

No Brasil, o estudo profissionalizante inibe o acesso à universidade.³

 

Referências: A formatação das referências deve seguir o padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em “Regras Gerais de Apresentação” - NBR-6023, de agosto, 2002. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos em andamento não deverão ser citados na lista de referências. As referências devem ser listadas e numeradas pela ordem de aparecimento no texto.

 

Exemplos de referências:

 

Livros:

 

REID, D. Sustainable development: an introductory guide. 3. ed. London: Earthscan, 1995.

 

Capítulos de livro

 

ALMEIDA, L. T. Comércio e meio ambiente nas negociações multilaterais. In: BRAGA, A. S.; MIRANDA, L. C. (Org.). Comércio e meio ambiente: uma agenda positiva para o desenvolvimento sustentável. Brasília: MMA/SDS, 2002. p. 97-134.

 

Artigos em periódicos

 

CANGUSSU, M. C. T. et al. A fluorose dentária no Brasil: uma revisão crítica. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 7-15, jan-fev, 2002

 

Dissertações, teses e relatórios

 

SERRANO, C. M. T. A invenção do Itatiaia. 1993. 179 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP, Campinas.

 

Artigos de periódico em meio eletrônico

 

BRITO, D. M. S. et al . Qualidade de vida e percepção da doença entre portadores de hipertensão arterial. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2008000400025&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 Apr. 2011.

 

Notas de rodapé: Devem restringir-se a comentários e/ou observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações, que não devam ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. Devem ser colocadas na parte inferior da página sem parágrafo e identificadas por letras sequenciais do alfabeto. Devem ser digitadas com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples entre as linhas e espaço duplo para separá-las entre si. A letra que indica a nota de rodapé, no texto, deve vir depois da pontuação que fecha a frase, sobreescrita.

 

Envio do artigo

 

 

Somente serão aceitas submissões eletrônicas dos artigos, no seguinte endereço: http://www.ruc.unimontes.br/index.php/unicientifica/about/submissions#onlineSubmissions.

Por meio desse serviço, o (s) autor (es) pode(m) submeter o artigo e acompanhar o status do mesmo durante todo o processo editorial.

 

Durante o processo de submissão, os autores deverão garantir que ela está em conformidade com as condições seguintes:

 

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB)

As URL para as referências foram informadas, quando necessário.

O texto está em espaço 1.5; usa uma fonte de 12 (Times New Roman); margem 3 cm; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão no final do documento.

O texto segue os padrões de estilo descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

 

Durante o processo de submissão, os autores deverão registrar sua concordância com os termos da Declaração de Direito Autoral e da Política de Privacidade da Revista Unimontes Científica.

 

Declaração de Direito Autoral

 

A Revista Unimontes Científica se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os autores concordam que os direitos autorais referentes ao artigo, acima referenciado, se tornarão propriedade exclusiva da Revista Unimontes Científica, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Os autores declaram que o artigo submetido para publicação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou no eletrônico.

 

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados na Revista Unimontes Científica serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço de 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A Unimontes Científica se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Unimontes Científica, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa da direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.